sexta-feira, 4 de junho de 2010

No tempo das pretinhas...era assim!

Aos estudantes de jornalismo, ou melhor aos futuros sem-diploma, aos focas e iniciantes da segunda (!) mais antiga profissão do mundo (a de contador de histórias...) aqui a imagem histórica do que foi uma ver-da-dei-ra redação de jornal. Primeiro por estar ocupada por senhores redatores (copys) como Aluizio Flores (o primeiro), um tal de Fernando Gabeira (atrás à direita), Waldir Figueiredo (camisa branca), que sem disporem de computador, fone celular e/ou do São Google para consultas, nunca escreveram "houveram" ou "gato com jota" em suas "adoráveis pretinhas". E depois, porque o ambiente não era asséptico como as de hoje e se respirava notícias! Acreditem!

2 comentários:

  1. Caramba colega,essa pegou no gogó.Essa é a época que me dei conta de como era fazer Jornal.Embora eu seja do click,me abraço com o texto que mandou!

    ResponderExcluir
  2. Vejam ilustres coleguinhas as "ferramentas" de uma época na redação d'antanho: móveis escuros e soturnos; cadeiras de pau, sem rodinhas e muito inconfortáveis; máquinas de escrever; papel jogado no chão; vidro de goma-arábica (eu disse goma- a-rá-bi-ca!); papel carbono nas mesas; folhinha/calendário na parede que tem, ainda, quadrinhos de avisos; e as malinhas das máquinas de escrever !!! Resumindo: o importante era a notícia!

    ResponderExcluir