domingo, 26 de maio de 2019

O adeus a Cyntha Brito

Há pouco perdemos uma grande companheira do Jornal do Brasil dos anos 1980: Cynthia Brito.

Cynthia Brito - foto de Juca Martins, anos 1980

Publicado no Facebook, 13/05/2019:
Registro aqui, triste, uma grande perda: Cynthia Brito, colega fotógrafa do JB nos anos 1980.
Suas origens e preferências já a haviam levado para longe, mas sempre me ficou a lembrança da simpatia, da solidariedade e da generosidade, que eram suas marcas.
A notícia da morte, em Miami, onde vivia, veio (via Maria Elisa Ramos Semeghini) de Juca Martins, junto a quem trabalhou, um pouco mais tarde, na Agência F4.
Cynthia Brito era grande parceira, um ser da maior qualidade, em todos os sentidos. Alternando, no cotidiano do trabalho, firmeza e bom humor, distribuiu solidariedade e generosidade a todos.
Muito particularmente, do nosso relacionamento sempre exclusivamente de amizade, fica-me um inesquecível gesto seu: num período meu de separação e solidão, me acolheu, com toda atenção, durante dois a três meses, em seu apartamento, na Urca.
Esta foto, em que faço uma pose boba mas divertida, tem para mim toda a sua presença: a simpatia, o bom humor, a parceria, o carinho, o companheirismo.
Grato, Cynthia Brito, pela sua grande, pena que curta, amizade!



--
A foto foi feita em festa de casamento de uma repórter do JB, se não me engano, na primeira metade dos anos 1980, no salão de festas de uma igreja da Lagoa, Rio. O autor (algo me dizia e Ronaldo Braga confirmou) é Delfim Vieira. Ao fundo, outros colegas do JB: Ronaldo Braga e Jota Paulo, repórteres, Marco Antonio Cavalcanti e Evandro Teixeira, fotógrafos, e alguns que não identifico.

(Guina Araújo Ramos)

 --
Publicado no Facebook, por Maria Elisa Ramos Semeghini:
Que notícia triste!
Faleceu hoje, pela manhã em Miami, vítima de câncer fulminante a Fotógrafa CYNTHIA BRITO.
A notícia chegou pelo colega Juca Martins.
Cynthia Brito foi uma das mulheres pioneiras trabalhando no fotojornalismo no Rio de Janeiro. Foi fotógrafa do Jornal do Brasil nos anos 80, quando publicou fotos impactantes e muitas na primeira página. Cynthia Brito era uma fotógrafa excelente, ousada, brilhante.
Mais tarde Cynthia Brito também distribuiu suas fotos pela agência paulista de fotografia F4.
Na foto Cynthia Brito comemora seu aniversário no Departamento de Fotografia do JB em 1980, junto com vários colegas fotógrafos e repórteres.
Com Wania Corredo.


Um comentário:

  1. Foi a Cynthia que participou daquelas aventuras na caça ao nazista Wagner no Rio faz alguns anos? Vi o documentário e lá aparece uma Cynthia brito que parece muito com esta. Será que são a mesma?

    ResponderExcluir